Organização - Planear Férias
Estamos quase naquele momento tão apetecível do ano que para muitos de nós se resume em descanso (ou não)!
Mas ir de férias, escolher o destino e preparar tudo requer alguma organização como em tudo na nossa vida! Eu, menina organizada (de vez em quando), venho por este meio (ui que eu estou tão formal) deixar-vos dicas para vos ajudar a organizar as férias, um final de semana prolongado ou mesmo aquela escapadinha de 2 dias ali à cidade do lado!
Como mãe de dois piolhos a crescer cada vez mais tenho que planear quase ao segundo toda uma viagem para que não me falhe nada. Então se a viagem for de carro, aí sim tenho que programar tudo, desde paragens, lanches e afins!
Vou deixar então algumas dicas para vos ajudar e as quais sigo (não sou rigorosa na ordem nem a segui-las mas tento)!
1. Começar Cedo - Escolher e Marcar
Em familia decidam a data da viagem, vejam as vossas férias, feriados e finais de semana possiveis de viagem.
Quanto mais cedo o fizer mais cedo poderá marcar e terá mais descontos. Sim quanto mais cedo mais barato sai!
Tenham atenção às marcações peçam que seja possível o cancelamento sem custos para vocês! Se acontecer algo em cima da viagem não perderam o dinheiro investido.
2. Money, Money - O Orçamento
Defina o valor que quer gastar nessa viagem.
Verifique preços de hoteis, restaurantes e locais a visitar para ter noção dos valores e não ser surpreendido quando chegar ao destino.
Se o local escolhido for um sítio um pouco recolhido longe do centro da cidade opte por Alojamento com Meia Pensão assim á noite fica pelo hotel sem ter que se chatear a procurar restaurantes.
3. Carro, Comboio, Avião...
Decidia como quer fazer a viagem pois o valor do orçamento deve contemplar os valores que serão utilizados no meio de transporte.
Depois destes 3 primeiros passos estarem decididos o resto é muito mais fácil de organizar!
4. Ai destino ai destino...
Com os três primeiros pontos decididos vamos começar a verdadeira marcação.
Escolha 3 ou 4 destinos para poder pesquisar valores, mais do que um facilita a escolha (ou não) do local de férias.
5. Onde comer, onde dormir e o que visitar?
Com destino escolhido só falta o hotel e os restaurantes (isto se não for em sistema All Inclusive).
Pesquise os hoteis e restaurantes, veja fotos, ementas e comentários de quem já lá passou. Tente mesmo ver o site ou página oficial dos locais.
Em casos de dúvidas entre em contacto directamente com o Hotel ou locais onde quer ir!
Pesquise na net os postos de turismo locais, tente tirar mapas da cidade e ver os pontos de interesse, se possivel compre os bilhetes dos museus e monumentos a visitar online de forma a não ter de ficar na fila à espera.
6. Meteo... frio ou calor?
Veja a metereologia no destino, mas pelo sim pelo não leve sempre um casaquinho de malha e um corta vento no caso de frio e chuva no verão.
Se for mesmo de inverno esqueça lá a metereologia... estou a brincar verifiquem sempre para saberes o que terão de levar na mala.
Agora começa a verdadeira organização!
7. 50/50
Use a técnica do 50/50.
Coloque tudo o que quer levar na viagem em cima da cama, depois volte a guardar 50% do que tirou vai ver que quando acabar a viagem estará grato por não levar coisas a mais.
Ao fazer a mala não se esqueça de levar um saco para a roupa suja e opte por dobra-la como se estivesse lavada mas meta-a dentro do saco, na hora de voltar a coloca-la na mala será mais fácil!
8. Listas... listinhas...
se não quiserem optar por a técnina do 50/50 optem por fazer listas.
Podem até mesmo fazer os conjuntos de roupa a usar em cada dia de forma a não levar nada a mais. (uso isto para os miudos mas acabo por levar sempre mais 2 camisolas e calças no caso de se sujarem).
Por norma começo a lista com algum tempo de antecedência de forma a poder organizar tudo e se me for lembrando de alguma coisa ir pondo ou tirando.
9. Mala de mão
Por norma aconselham a levar uma mala de mão nas viagens de avião para algum imprevisto, mas eu faço mesmo uma pequena mala de final de semana para os 4 sempre que viajamos de carro.
Imaginem que por algum motivo o carro avaria e não conseguimos chegar ao destino naquele dia, mas é-nos possível arranjar o carro e seguir viagem no dia a seguir.
De forma a não ter de abrir a mala em qualquer local, para ir buscar uma muda para o mais novo que se sujou, ou mesmo para dormirmos num hotel de emergência a mala vai sempre connosco aos pés de um dos filhos.
O que lá levo? Uma muda de roupa para cada um, carregadores, tablets e produtos de higiene! Para além de levar uns pequenos snacks para a viagem.
10. Entretenimento...
Em qualquer viagem seja ela de carro, avião ou comboio é bom levar algum entretenimento, principalmente quando se tem meninos pequenos.
Jogos de viagens, musicas no telemóvel para poderem cantarolar durante a viagem, inventem jogos durante a viagem género o primeiro a encontrar um carro vermelho.
11. Lanchinhos
Por norma levo sempre lanchinho para a viagem que dure mais de 2 hora ou se verificar que a mesma vai calhar durante a hora de lanche dos pequenos.
Obrigatório nos lanchinhos levar água... eu levo uma garrafa de 75 cl por cada um de nós mais uma de litro e meio para o caso de ser necessário.
Agora é só partirem de férias e divertirem-se! Aproveitem muito!